POETISA-FÊMEA, POETA-MACHO, Adília Lopes

POETISA-FÊMEA, POETA-MACHO (cliché em papel couché)

1
Eu estou nua
eu estou viva
eu sou eu

Eu uso gravata
e, olhe, não foi barata

2
Sou uma poetisa-fêmea
falo do falo

Sou um poeta-macho
sacho

3
Sou um poeta-macho
sou um desmancha-prazeres
sou um empata-fodas

Sou uma poetisa-fêmea para mim
é tudo bestial

4
Sou um poeta-macho
sou arrogante
sou um pé de Dante

Sou um poeta-macho
sou um facto
sou um fato

5
Sou um poeta-macho
tenho um gabinete

sou uma poetisa-fêmea
escrevo na retrete

Sou um poeta-macho
sou um badalo

sou uma poetisa-fêmea
calo-me

6
A poetisa- fêmea
toca viola

o poeta-macho
viola-a
7
Senhora doutora,
os seus seios
são feios

o poeta-macho
assina o despacho
8
Não tenho culpa
não tenho desculpa
não tenho cuspo
não tenho tempo

9
Natália Correia, Mário Soares
antes me ponha
um cacto
mas não me mato


A ideia fundamental que retirei do poema prende-se com a diferença que existe entre a "poetisa fêmea"e o "poeta macho". Por exemplo, aparentemente, o poeta tem mais direitos. Ele tem um gabinete, enquanto ela só tem uma "retrete". Concluo que os homens tem mais oportunidades de dizer, mas as poetisas fêmeas conseguem dar a volta, escrevendo ainda melhor so que eles e dizendo tudo o que querem.

Gabriela Maximiano