A constipação | Gonçalo M. Tavares


A constipação

De manhã, ofereceram ao Chefe o mapa do país, todo dobradinho, a cores, para que o Chefe deixasse de confundir o Norte com o Sul, o Litoral com o Interior, urna cidade grande com urna aldeia pequena, um castelo com um centro comercial moderno, urna fonte de água com urna taberna.Enfim, ofereceram o mapa do país ao Chefe para ele deixar de confundir tudo com o seu contrário. Mas como o Chefe guardou, distraído, o mapa no bolso, à tarde estava já a assoar-se a ele.

- Raio de lenço que me ofereceram! - protestou.
- É para partir o nariz!

Os dois Auxiliares que, quando tinham testemunhas, eram muitos patriotas - e naquele caso um era testemunha do outro - estavam gelados, ao longo de toda a espinha, da cabeça aos pés: aquilo não se fazia. Nem as luvas, nem o casacão ou o cachecol impediam os calafrios. Além disso, estavam alguns graus negativos.

- Oh, Chefe. Isso não é um lenço: é o mapa do país!
- Ah! - exclamou o Chefe -, por isso é tão áspero!

O Chefe protestou, encolheu os ombros e, corno o mal já estava feito, continuou a assoar-se ao mapa.
- Assoe-se ao litoral propôs então um dos auxiliares.
- É a melhor maneira de não fazer uma ferida no nariz.

É mais mole.

O Chefe, subitamente, parou, e fixou os olhos no seu Auxiliar. Uma certa comoção na atmosfera: aquela preocupação com a sua saúde... Sem uma palavra, o Chefe inclinou-se e deu um pequeno mas significativo beijo na testa do dedicado Auxiliar.



Senhor Krauss, Gonçalo M. Tavares

Nenhum comentário: