Revisões da Matéria dada # 1 [Literatura Portuguesa]

 [daqui]

Apresente um aspecto que considere significativo numa das obras narrativas do século XIX ou do século XX, indicadas no Programa, que tenha lido. Redija um texto bem estruturado, de cem a duzentas palavras. Comece por identificar, na folha de respostas, o nome do autor e o título da obra por si seleccionada.



[rascunho]
Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco
Aspecto: Morte (Amor)

•    Amor e morte conjugam-se de forma trágica em Amor de Perdição, porém é um amor que sobrevive à  própria morte, à semelhança de outros amores míticos:  o de Pedro e Inês.
A tragicidade desta novela  adensa-se no final, quando Simão lê a carta de Teresa ela já havia morrido, é um presságio que ele pouco mais tempo viverá- Os dois morrem por e de amor, mas há a acrescentar uma outra  vítima inocente , Mariana.
Mariana é um símbolo de abnegação, ama em silêncio, respeita o amor/ paixão de Simão e Teresa servindo de intermediária e, no final, suicida-se,  morrendo abraçada a Simão.
•    O amor, nesta novela, é uma fatalidade: é por amor que Simão muda, é por amor que Teresa contraria o pai, é por amor que morre Teresa, Simão, Mariana.
•    A novela de Camilo pode resumir-se em poucas palavras: “amou, perdeu-se e morreu amando”.

Nenhum comentário: